Pular para o conteúdo principal

Autoestima

Autoestima: é a forma como nos vemos, como nos tratamos, o grau de satisfação com a gente mesmo, o apreço, afeição ou consideração em relação a nosso própria pessoa. 

Auto é um prefixo que vem do grego e significa por si mesmo, próprio de algo.

Estima significa apreço, afeição, consideração.

Portanto, autoestima é a afeição, apreço ou consideração que damos a nós mesmos.


A autoestima pode ser positiva ou negativa, alta ou baixa, isso depende da forma em que nos consideramos e do apreço que temos conosco. A pior forma de autoestima é a negativa, ou ter autoestima muito baixa, pois não gostar da gente mesmo, não se ter consideração e apreço prejudica a nossa vida em todas as áreas, profissional, pessoal, nos relacionamentos e também tem impacto na nossa saúde mental. 

Reflita sobre a seguinte situação: como você se sente quando está na presença de alguém de quem você não gosta, alguém que você despreza ou sente repulsa? 

Eu particularmente, não me sinto à vontade, sinto um incômodo tremendo e vontade de se livrar daquela presença, sair para outro lugar.


Mas podemos sair da gente mesmo? podemos reduzir nosso contato conosco?


Pode parecer banal para algumas pessoas mais desatentas, mas não ter uma boa autoestima é doloroso, penoso e prejudicial. 


Daí a importância de cultivar uma boa autoestima, de elevar o nosso apreço e de investir em nós mesmos. 
Trago aqui algumas dicas que para mim foram de extrema importância e tem me ajudado a desenvolver e vitalizar a minha autoestima.

Só lembrando que é um investimento diário:


1- Investir em Autoconhecimento:

Precisamos nos conhecer para nos amar. É necessário saber nossos pontos fortes e fracos, nossas crenças, medos, valores e quem somos de fato, qual a nossa missão de vida. 


2- Aceitação

Reconhecer quem somos, nos aceitarmos como somos e aceitar nossa história de vida. Eu sou quem sou.


3- Mudar o que preciso e posso mudar
Se aceitar não significa que não precisamos mudar nada em nós. O autoconhecimento serve para descobrir quem somos, aceitar como somos e identificar o que precisamos mudar. Para viver de acordo com o que somos, para nos aceitarmos e nos amarmos verdadeiramente é necessário mudar aquilo que nos atrapalha, nos desvaloriza ou está em desacordo com a nossa identidade.  É preciso identificar e fazer algo a respeito.

Ex. às vezes somos algo, mas tentamos ser outra coisa, outra pessoa, porque não nos valorizamos e não nos aceitamos, pior, porque não nos conhecemos de fato e temos comportamentos que estão em desacordo com nossos valores e crenças e isto sim precisa ser mudado.


4- Se comparar

Não existe nada pior para nossa autoestima do que a comparação com outra pessoa. Aprendi que quando a gente se compara com alguém, sempre perdemos, porque do outro eu só vejo as vitórias, a aparência ou o que ele quer revelar, mas não posso ver as dores e as lutas. Eu só posso sentir por mim e não sou capaz de sentir o que o outro sente e olhando de fora, parece sempre que a outra pessoa é mais feliz, é mais bonita, é mais bem-sucedida. Aquela historia da grama do vizinho que é sempre mais verde.

Então pare de se comparar.


5- Descubra suas paixões e seus interesses
Tem coisa melhor na vida do que dedicar tempo para fazer o que gostamos? Isso eleva e fortalece nossa autoestima. 
descubra quais são suas paixões e interesses. o que você faz que te traz satisfação?

No meu caso, adoro ler um bom livro, assistir um bom filme (Adoro filme de terror! parece loucura eu sei, mas eu adoro!) e caminhar ao ar livre.


6- Invista na sua aparência e cuidados pessoais
Uma pessoa que está suja, sem higiene pessoal, vestida de qualquer jeito consequentemente está com  uma péssima aparência. 

Não precismos ser bonitas ou lindas, parecendo uma modelo de revista, com o peso ideal, só precisamos ser nós mesmas, com o nosso peso ideal e não o que nos foi imposto pela mídia, mas precismos cuidar da nossa higiene pessoal, aparência, cabelo, roupas, enfim... Não precisamos de roupas caras, mas é bom usar roupas limpas, que são do nosso número, que estão de acordo com nosso estilo. Ter o cabelo arrumado, as unhas bem feitas e uma boa maquiagem ou não , para aquelas que não curtem. Não há nada que eleve mais a nossa autoestima  do que quando estamos bem apresentáveis, bem vestidas, bem maquiadas e com uma  boa higiene pessoal, limpas e perfumadas.

Cuidar da gente mesmo é essencial e demonstra carinho e apreço. 

Quem não gosta de ver uma pessoa cheirosa e bem vestida?

Se você já é uma pessoa bonita, se cuidar vai reforçar sua beleza e se você não se considera lá tão bonita, se cuidar vai melhora a sua aparência.

7- Fazer alguma atividade física
Praticar atividades físicas é essencial para a saúde e bem-estar, te ajuda a ter qualidade de vida e consequentemente eleva sua autoestima.

Eu particularmente não sou o tipo de gosta de academia, mas compreendi que atividade física não é só o que se faz nas academias, mas qualquer atividade que exercite o corpo, como caminhar, correr, dançar e tantas outras. Só precismos descobri do que gostamos e qual atividade é a melhor para mim e praticar.


8- Ter um objetivo ou projeto de vida

Ter um objetivo, um projeto de vida eleva sua autoestima em um milhão! pode ser qualquer área da vida, seja profissional ou pessoal.  Objetivos e Projeto de Vida é algo que te motiva e te inspira.

Imagina o quanto vai agregar à sua vida e à sua autoestima alcançar seu objetivo? E melhor, já durante a jornada para alcançar seu objetivo, antes mesmo de chegar lá, quanto isso vai trazer de inspiração e motivação. 

Ter um motivo para acordar todas as manhãs é fundamental para a vida, para autoestima e para se  sentir feliz.

9- Tenha atividades de lazer

Trabalhar, por mais que seja o que amamos, ou só cuidar da casa, para as donas de casa, acaba desgastando nossas energias. Ter uma atividade de lazer, tirar um tempo para fazer o que gosta e descansar é bom para recarregar as energias e fortalecer a autoestima. É uma maneira de se auto-presentear, se dar uma recompensa.


10- Pare de se julgar

Todos nós somos passíveis ao erro; não somos boas em tudo, ninguém é. Não precisamos ser a mais bonita, a mais inteligente, a mais querida. Só precisamos nos amar, nos respeitar, respeitar nossos limites e nos perdoar quando cometemos um erro. Somos humanas acima de tudo!


Espero que tenha conseguido ajudar com essas dicas, que tenha contribuído de alguma forma com o fortalecimento da sua autoestima, pois essas dicas tem me ajudado muito particularmente. Meu objetivo é ser o melhor que eu posso ser e fico feliz em poder contribuir com mais alguém que queira ser a sua melhor versão, pois sermos o nosso melhor estamos contribuindo para um mundo melhor.

Eu creio nisso!


Comentários

Unknown disse…
Me inspispiro Nessa Página! Aproveito Todo o Conteúdo!
Parabéns
Obrigada por Contribuir
Obrigada! Fico muito feliz por poder contribuir e saber que existem outras pessoas que como eu estão preocupadas com seu desenvolvimento pessoal.

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching