Pular para o conteúdo principal

Quando a dor é necessária

Quando a Dor é Necessária 
(Transformação Pessoal)

A dor, às vezes, é necessária. Essa afirmação parece contraditória, pois passamos a vida tentando não sentir dor. Mas deixe-me explicar. 



A dor é uma alerta, ela se manisfesta para avisar que alguma coisa não vai bem e para que tomemos alguma atitude. Já ouviu falar de alguém que só descobriu que estava com alguma doença grave após sentir dor e desconforto? se a dor não o alertasse, não saberia que estava com algum problema de saúde e, assim, não poderia tomar nenhuma providência e recorrer a algum tratamento.

Pois bem, isso também acontece para além da questão de saúde. Ocorre na nossa vida pessoal. Quando algo nos incomoda, quando nos sentimos angustiados e amargurados, daí nos damos conta que alguma coisa precisa ser feita, pois viver sentindo dor e desconforto é intolerável e a dor, no caso o sofrimento por não estarmos com a vida que gostaríamos, vai nos obrigar a agir.

Quando alguma situação nos perturba, nos causa dor e sofrimento, tudo o que mais queremos é que essa dor pare e só a partir daí é que sabemos que devemos tomar uma atitude. É urgente fazer alguma coisa para fazer passar a dor. 

Até que a dor se torne aguda, muitas pessoas preferem ficar na zona de conforto do vitimismo, fazendo sempre tudo igual e não tendo nenhum resultado positivo, se acomodando com situações desfavoráveis, empurrando a vida com a barriga, mas quando a dor bate, não dá para fingir que ela não está aí, é a partir daí que a maioria das pessoas tomam a decisão de mudar, de fazer algo por si. Somente no mais agudo da dor, é que somos impulsionados a buscar transformação. Não dá mais para ignorar que algo não vai bem. Não dá mais para ficar parado se lamentando, e da mesma forma que a dor física impulsiona uma pessoa a buscar a cura, o mesmo ocorre na vida pessoal. Quantas pessoas relatam que foi somente a partir de um grande sofrimento que buscaram outros caminhos e transformaram suas vidas?

Foi exatamente um momento assim que me motivou a buscar algo novo. Antes de sentir a dor mais profunda, eu vivia em estado de inércia, a vida não tinha sentido, nada tinha graça, não tinha paixão e nem motivos para sair da cama a cada manhã, mas uma dor profunda me fez reagir. Tocada pelo sofrimento, cansada de chorar dia a após dia, decidi que não queria mais aquela tortura. Foi quando iniciei uma jornada pela busca da transformação, porque entendi que nascemos por alguma razão, e me nego a crer que seja dor e sofrimento. Nascemos para algum propósito e a dor vem nos mostrar que não estamos vivendo a nossa vida, apenas existindo. Eu decidi que não queria só existir, EU QUERIA VIVER!

Sei que em nossa jornada sempre vai existir algo que vai nos entristecer ou magoar, isso é inevitável, mas saber que temos um objetivo e sentido para estarmos aqui muda a forma de encarar as adversidades.

Cada pessoa vai encontrar a sua própria resposta e seu próprio caminho, bastando apara isso se abrir para a vida, se ouvir e buscar a solução com coragem e determinação.

Alguns vão encontrar na religião, outras em uma carreira, família. Eu encontrei nos livros e no conhecimento de um método de desenvolvimento pessoal, no Coaching e na LEI DA ATRAÇÃO.


E você, onde está procurando o sentido para a sua vida?

O que tem feito para ser o melhor que você pode ser?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Desenvolvimento Pessoal é um processo particular

  Na busca do desenvolvimento pessoal precisamos compreender que se trata de um processo particular, próprio do sujeito e voltado para as próprias necessidades e tomada de autoconsciência e autorresponsabilidade. Quando você deseja se desenvolver e buscar por evolução pessoal, tem que estar claro que este processo é seu e você precisa assumir total responsabilidade pela sua vida e seus resultados. É um movimento para dentro e não para fora. Digo isso, porque algumas pessoas quando estão insatisfeitas com sua vida criam o hábito de culpar o outro por seus infortúnios: culpam a família pela sua infelicidade, culpam o governo ou a economia pela sua incapacidade de ganhar dinheiro ou ter uma vida mais próspera, culpam o esposo, namorado, companheiro por sua infelicidade no amor, enfim, esperam que o outro mude ou o cenário mude para atender as suas expectativas e, dessa forma, se exime das próprias responsabilidades. Quando a gente espera que o outro mude para podermos ser felizes, amados

O que você pensa você é

  Ao longo da vida, desde o nosso nascimento, vamos construindo valores e crenças e, assim, criando nosso próprio mundo interior e, consequentemente, nossa realidade exterior, porque o que a gente pensa, a gente é.  Quando tive meus primeiros contatos com essa mentalidade, cheguei a considerar um absurdo! Como assim, nós somos culpados por toda desgraça e situação em nossa vida??!! Compreendi depois, que não se trata de "culpa", mas sim de responsabilidade. Sim! Nós somos responsáveis pela nossa vida e nossos resultados. É claro que uma parte do que acontece conosco não está sob nosso controle, tem uma parte da nossa vida que tem a ver com as circunstâncias, mas outra parte depende de como reagimos aos acontecimentos dos quais não provocamos e não temos controle.  Essa reação às circunstâncias depende da forma como pensamos, das nossas crenças, porque é a partir de como sentimos, pensamos e são os nossos pensamentos que nos conduz a atitude. A forma como reagimos a algo é int

Minha Jornada de Sucesso

No ano de 2017 iniciei meu processo de desenvolvimento pessoal, empoderamento e busca pelo sucesso. Tudo teve início após uma vida inteira de fracassos, medos, desencontros e falta de sentido. Após um período de tristeza absoluta por motivo de decepção amorosa e tantas outras decepções que culminaram em depressão, perda de vontade de viver e a certeza do quão pequena  e  medíocre eu era, passei a repensar minha Jornada.  Quando o discípulo está pronto o mestre aparece, diz o ditado, e eu me vi em um momento de urgência em buscar um novo sentido e uma nova jornada e foi nesse momento que eu tive a chance de conhecer o Coaching. A partir daí  passei a pesquisar e estudar tudo sobre desenvolvimento Pessoal e buscar por um novo caminho mais assertivo e com novas perspectivas. Estruturei vários planos de ação. Defini e redefi alguns objetivos. Dediquei-me a fazer cursos, ler livros e busquei por Mentores e gurus, mesmo que de maneira online. Em 2019 fiz a minha primeira formação em Coaching